A Eixo SP Concessionária de Rodovias, que administra a Rodovia Washington Luís (SP-310), realiza neste sábado (31) mais uma etapa das obras de implantação da terceira faixa, com a instalação de quatro vigas pré-moldadas na ponte sobre o Ribeirão Claro, no km 170, em Rio Claro (SP). A operação foi iniciada às 7h e deve seguir até as 16h30.
Durante o período, haverá bloqueios momentâneos nos dois sentidos da via – tanto para quem segue em direção à capital quanto ao interior. De acordo com a concessionária, a cada içamento de viga, a pista será totalmente interditada por aproximadamente 10 minutos, como medida de segurança.
Com 45 metros de comprimento, 1,80 metro de altura e 90 toneladas cada, as vigas exigirão o uso de quatro guindastes para o içamento e posicionamento. Cerca de 50 profissionais, entre engenheiros, operadores e auxiliares, estarão envolvidos na operação. A concessionária orienta os motoristas a redobrarem a atenção à sinalização ao se aproximarem do trecho em obras.
A ampliação da ponte sobre o Ribeirão Claro faz parte do projeto de construção da terceira faixa entre Corumbataí e Cordeirópolis, considerado o trecho mais desafiador da obra por envolver a modificação de estruturas de concreto dos dispositivos de acesso e travessia.
Nos últimos meses, a Eixo SP vem executando intervenções semelhantes em outros pontos da SP-310. Em Santa Gertrudes, no km 169, uma ponte já foi ampliada. Outra obra foi realizada no km 180, também em Rio Claro.
A nova faixa tem como principal objetivo aumentar a fluidez do tráfego, garantir mais segurança aos motoristas e acompanhar o crescimento do fluxo de veículos, sobretudo nos segmentos com elevado volume de caminhões.