A Câmara de Vereadores aprovou, por unanimidade, o projeto de autoria da prefeita Cristina Saad que autoriza um empréstimo de R$ 18 milhões da Prefeitura com o Banco do Brasil. O projeto chegou na segunda (19) à Casa e foi votado em regime especial na terça (20).
O texto foi protocolado na segunda e votado às pressas no dia seguinte. Os nove vereadores votaram para a aprovação, autorizando o poder executivo a realizar o transação financeira. O assessor executivo da Prefeitura, Marcelo Braga, em Tribuna Livre, defendeu a aprovação do projeto.
“Se estamos pagando tantas dívidas, por que fazer mais um empréstimo? Porque Cordeirópolis tem pressa”, afirmou Marcelo em Tribuna Livre. O enviado da prefeita reforçou que a operação de crédito, apesar de não ter um destino certo, será essencial para garantir o cumprimento das promessas feitas em campanha do executivo e operacionalizar programas sociais.
Uma proposta parecida foi aprovada pelos vereadores em 2023. Durante a gestão de Adinan Ortolan, a Caixa Federal concedeu, após aprovação na Câmara, um empréstimo de R$ 100 milhões. O projeto de autoria do então prefeito na época, tinha como destino a construção do anel viário. Na época, o projeto foi recusado pelo então vereador Pique, hoje vice-prefeito.
O vereador Diego Fabiano questionou a velocidade em que o projeto foi posto em votação e se o valor poderá ser utilizado para dar andamento a projetos deixados pela gestão anterior. "Mais um projeto que sobe com urgência a esta Casa, é um projeto delicado, e a gente não teve tempo hábil de fazer análise do projeto", afirmou o vereador.
Diego chegou a solicitar que a votação do projeto fosse adiado para a próxima semana. No entanto, Marcelo explicou que o prazo foi estipulado pelo Banco do Brasil. O projeto segue para sanção da prefeita e deve ser publicado em diário oficial.