O Intensivo de Estudos 2024, idealizado pelo vereador Diego Fabiano (MDB), aconteceu entre os meses de maio e outubro, e contou com mais de 120 inscritos. Dentre os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e tiveram o apoio do Intensivo de Estudos, quatro foram aprovados em universidades públicas.
Os alunos tiveram bons aproveitamentos e garantiram aprovação nas principais universidades do país. Leonardo José de Souza foi aprovado em Administração na UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas. Vitor Hugo Polesi Caitano da Silva foi aprovado em Filosofia pela UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos; Izabela Batista Pádua, aprovada em Geografia pela UNESP – Universidade Estadual Paulista. Já Mykelly Biancca Marques de Oliveira Souza foi aprovada em dois cursos nas maiores universidades do país; na USP – Universidade de São Paulo, em Lazer e Turismo, e na UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, em Engenharia Matemática.
Os quatro cordeiropolenses agora fazem parte do grupo de estudantes que compõem as universidades públicas. Para o vereador Diego Fabiano (MDB), o sentimento é de conquista. "O Intensivo de Estudos foi criado para isso! As universidades públicas são nossas por direito, temos que ocupar este espaço. Sabemos, até o momento, do Leo, do Vitor, da Iza e da Mykelly, mas não estamos nem colocando na ponta do lápis aqueles que conseguiram PROUNI em particulares. Minha meta com esse projeto é colocar o máximo de cordeiropolenses em universidades”, explicou o vereador.
Leonardo José de Souza, aprovado em Administração na UNICAMP, participou desde o início das aulas ministradas no município. “Para mim, o Intensivo de Estudos foi o empurrão que faltava para alcançar minha aprovação. É claro que foi preciso manter os estudos cotidianamente, porém, considero o Intensivo como uma oportunidade extra de melhorar o conhecimento necessário para se destacar nos vestibulares. Em geral, eu segui meu sonho de passar em uma faculdade pública, abraçando as oportunidades para estudar, e com certeza o Intensivo foi um grande auxílio nesse momento”, disse.
Já para Vitor Hugo Polesi Caitano, a psicóloga Camila Carron foi uma peça chave nos seus vestibulares. “Um ponto muito importante do curso são os momentos de reflexão e autoconhecimento nas aulas de psicologia com a psicóloga Camila! Uma pessoa muito carinhosa e atenciosa, que conseguia trazer um esclarecimento pessoal para cada um de uma maneira muito acolhedora”, contou.
A aluna Izabela Batista Pádua, que participou do Intensivo de Estudos por três anos, deixou um recado aos futuros vestibulandos. “Um conselho para vocês que irão fazer vestibular esse ano é: nunca deixem de acreditar em vocês mesmo, embora pareça difícil, mostre a si mesmo que você é capaz das suas próprias conquistas”, afirmou.
Por fim, Mykelly Biancca Marques de Oliveira Souza destacou a importância do apoio recebido. “Fazer o Intensivo por dois anos foi essencial para minha preparação. O curso trouxe uma organização que eu não tinha, além de revisar os conteúdos mais importantes de forma direta e focada no que realmente cai nos vestibulares”, disse.
Para 2025, o projeto segue em expansão e tem previsão de início em maio, assim como o último. No entanto, segundo o vereador, o fechamento de uma parceria com o Lions Clubs de Cordeirópolis para a edição deste ano deve trazer novidades.