Cinco comércios tiveram seus funcionamentos interrompidos pela fiscalização da prefeitura durante a Operação Carnaval, no dia 28 de fevereiro, em Cordeirópolis (SP). A ação envolveu a Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar, Polícia Civil, Conselho Tutelar e Fiscais de Posturas.
De acordo com a prefeitura, 13 comércios foram vistoriados, sendo que cinco tiveram o funcionamento interrompido por falta de alvará ou documentação vencida. As ações se concentraram nos bairros Jardim Eldorado, São Luiz, Bela Vista, Vila Nossa Senhora Aparecida e região central. Além disso, 200 pessoas foram abordadas durante a operação.
O alvará de funcionamento é um documento emitido pela prefeitura que autoriza uma empresa a funcionar num determinado local. É obrigatório para que a empresa opere legalmente e com segurança. Em média, a prefeitura leva 15 a 30 dias para emitir o documento. O processo é online, pelo Empresa Fácil, no site da prefeitura.
Além da ação no dia 28, a operação se estendeu até o dia 4 de março e resultou em mais de 200 veículos vistoriados. De acordo com a PM, sete motoristas foram autuados por dirigir sob efeito de álcool e 12 veículos, dentre carro e moto, foram recolhidos ao pátio do Detran.