A Prefeitura de Cordeirópolis, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu no último sábado (22) o Dia D contra a dengue, em parceria com a EPTV - filiada a TV Globo. A iniciativa mobilizou toda a cidade no combate ao Aedes aegypti e envolveu 170 profissionais.
Segundo a prefeitura, os bairros Paraty e Progresso receberam trabalhos casa a casa e 422 residências foram visitadas pelos agentes de combate à dengue. O trabalho teve eliminação de criadouros e orientações.
O mutirão contou com uma série de atividades no Ginásio Municipal, reunindo a comunidade em uma manhã de conscientização e lazer. Alunos da rede municipal participaram de apresentações educativas, reforçando a importância do combate à dengue. Também houve sorteio de prêmios, gincanas interativas e um espaço especial dedicado às crianças, com brincadeiras e pintura facial.
De acordo com a prefeitura, também ocorreu um mutirão de limpeza no bairro com o Cata Treco. A programação também incluiu uma feira de adoção de pets, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente, enquanto a Secretaria de Esporte e Lazer realizou atividades com as crianças de conscientização contra a dengue. A Drum Black, da Patrulha Mirim, também se apresentou durante a manhã.
Outras secretarias envolvidas foram a de Segurança Pública e Trânsito e a Defesa Civil, no apoio ao trabalho casa a casa; de Cidadania e Justiça, que disponibilizou repelentes; e de Cultura, com atrações culturais. Além disso, a Zoonoses apresentou para crianças e os pais o desenvolvimento do mosquito da dengue.
Apesar da mobilização, apenas duas doses da vacina contra a dengue foram aplicadas durante o Dia D, o que acende um alerta para a importância da conscientização pela imunização. A Secretaria de Saúde reforça que a vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, de segunda a sexta-feira, para crianças de 10 a 14 anos.
O Portal Cordeiro Em Foco entrevistou a secretária de saúde, Rogeane Portes Mendes. Ela ressaltou a importância da imunização e os cuidados básicos que os moradores podem adotar em suas residências. Assista;