Representantes do poder legislativo estão em buscas de respostas sobre a falta de água em diversos bairros de Cordeirópolis (SP). Respostas que não estão sendo repassadas aos moradores pelo poder público. De acordo com relatos de usuários do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), há bairros que registram desabastecimento há mais de 10 dias.
Os vereadores do União Brasil, Paulo Cesar Morais, Valmir Sanches e Vilson Caleffi, ambos de base da atual gestão, foram à sede do SAAE para solicitar esclarecimentos e cobrarem por ações efetivas sobre a falta de água. Nas redes sociais, Paulo, presidente da Câmara dos Vereadores, disse que o presidente do SAAE, Pedro Alberto Caes, se prontificou a prestar esclarecimentos na Tribuna Livre da Câmara na sessão desta terça-feira (25).
LEIA TAMBÉM: Moradores estão há mais de uma semana sem água em Cordeirópolis; bairros da Zona Sul são os mais afetados
Ainda em postagem nas redes sociais, o presidente da Câmara disse que os vereadores estão empenhados para garantir que o direito básico ao abastecimento de água seja atendido pelo SAAE a todos os usuários. Ao final, o vereador pediu compreensão dos moradores que estão há mais de uma semana sem água. "Contamos com a compreensão de todos e seguimos firmes na luta por soluções", completou Paulo.
Mais cedo, o vereador Diego Fabiano, do MDB, já havia cobrado explicações a respeito da falta de água. De acordo com a assessoria do vereador, o SAAE afirmou em reunião que os problemas são advindos de sucateamento da autarquia, além de bombas queimadas e rompimentos de redes. Nenhuma solução teria sido apresentada.
Nesta segunda-feira (24), o gabinete do vereador Diego Fabiano (MDB) protocolou um pedido de informação sobre os casos de desabastecimento, questionando o plano emergencial de abastecimento da autarquia, a captação e as perdas de água. Além disso, o gabinete do emedebista protocolou um projeto de lei que dispõe a transparência na gestão de recursos hídricos.
O Cordeiro Em Foco tem acompanhado diversas reclamações de moradores que estão enfrentando o desabastecimento em alguns bairros. O Portal das Torres, de acordo com uma moradora, teria ficado mais de uma semana sem água em algumas ruas. Os bairros da Zona Sul têm sido os mais afetados.