A Prefeitura de Cordeirópolis, por meio de decreto, proibiu o uso de armas de gel, conhecidas como “gel blasters” em áreas públicas durante festas populares. A medida assinada pela prefeita Cristina Saad (UNIÃO) foi publicado na última edição do Jornal Oficial, na quarta-feira (12).
Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Trânsito, as armas de gel têm causado acidentes, com registros de ferimentos graves em adultos em várias cidades. “Apesar de utilizarem bolinhas de gel hidrossolúveis, os disparos podem atingir áreas sensíveis, como os olhos, oferecendo risco à integridade física”, explica o responsável da pasta, Carlos Alberto Avi.
LEIA TAMBÉM: Moradores relatam falta d'água há três dias no Villaggio Corte; 'Descaso', afirma morador
Ainda conforme o secretário, por serem réplicas de armas reais, os equipamentos podem gerar medo e desentendimentos em locais públicos. “A medida visa evitar desconforto nos moradores em áreas comuns, especialmente para crianças e idosos. Por isso, a orientação é utilizar essas armas de gel em locais privados e seguros”, observa Avi.
Segundo a prefeitura, a Guarda Civil Municipal (GCM) será responsável pela fiscalização e poderá apreender os equipamentos caso sejam flagrados em uso, conforme previsto no decreto.