Uma aeronave de pequeno porte que carregava cerca de 400 tijolos de pasta base de cocaína foi interceptada na última segunda-feira (16) por policiais que estavam a bordo do helicóptero Águia da Polícia Militar, no interior de São Paulo. A aeronave tinha com destino Rio Claro (SP), também no interior, e era avaliada em mais de R$ 13 milhões.
A ação ocorreu em apoio à 4ª companhia do 2º Batalhão de Polícia Rodoviária e da Polícia Federal, responsáveis pela investigação. Viaturas do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) realizavam o cerco por meio terrestre.
Segundo a PM, a aeronave, que saiu do Mato Grosso do Sul, pousou em um aeroporto clandestino próximo ao terminal aéreo de Penápolis, na região de Araçatuba.
O piloto teria percebido a aproximação do Águia assim que desceu na pista. Ele tentou manobrar o avião e fugir, mas foi impedido pelos militares que estavam no Águia. Cerca de 435 quilos de drogas foram apreendidos.
Ainda segundo a polícia, um carro estava nas imediações para fazer o transbordo da cocaína. O motorista abandonou o veículo e fugiu. O piloto do avião de 33 anos e um passageiro de 45 foram presos no local.